terça-feira, 27 de novembro de 2012

Duelo de estrelas: Alguém tem que ceder

Por equipe MMA FEVER -

Anderson x GSP



No MMA assim como na vida cada um puxa a brasa para sua sardinha. Essa semana as
entrevistas dadas tanto pela equipe de Anderson Silva quanto pela de Georges Saint Pierre
comprovam o fato mais uma vez.

Em entrevista para programa de rádio canadense GSP impôs a seguinte restrição sobre a super
luta: “Olhando de uma forma geral, Anderson pesa 106kg fora de treinamento, e eu peso
85kg. É uma diferença grande de peso. Já lutei contra caras maiores, e não tenho medo dele. O
problema é que eu quero fazer essa luta quando ela fizer sentido para mim. Acabo de voltar de
uma lesão, há a questão financeira, e há também algumas lutas a fazer na minha categoria de
peso. Há outros desafios à minha frente. Se eu lutar contra o Anderson Silva, terei que ganhar
peso, enquanto ele terá que perder peso. Depois disso, não conseguirei mais voltar para a
minha divisão. Para fechar a questão, eu tenho assuntos a resolver nos meio-médios. Quando
eu estiver pronto e eu quiser que a luta aconteça, ela acontecerá”.

Após esse comentário o técnico de Anderson Silva, Ramon Lemos, já retrucou para a TATAME
com a seguinte afirmação: “Vou ser sincero, o sacrifício maior não é do Saint Pierre, é do
Anderson, por perder peso. O GSP vai bater um peso que ele já bateu, levando-se em conta
o que está sendo cogitado, que é 80 ou 81kg. Qual o sacrifício dele? Só treinar e enfrentar o
melhor do mundo. Não tirando o mérito do Saint Pierre, por quem tenho admiração, um atleta
de nome, campeão há muito tempo, mas o Anderson Silva está acima disso tudo, com toda a
certeza. Ele é o maior do mundo, um exemplo para todos, e o GSP não está ainda no nível do
Anderson a respeito desse sucesso. Era o Anderson quem deveria escolher. É uma luta que me
agrada, então fico aguardando”.

Que Anderson é o melhor de todos disso não há dúvida, mas parece que Lemos se esquece
que GSP também é uma super estrela do MMA e não mias um oponente mediano desafiando
o cinturão dos médios. Lemos deveria entender que o desgaste do ganho ou perda de peso é
prejudicial aos dois atletas. Há alguns anos atrás Anderson já lutou com o peso da categoria
do Saint Pierre (meio médios, 77kg) durante sua carreira no pride. Saint Pierre já afirmou que
lutou contra caras maiores e que não tem medo, então pergunto: Qual o problema para essa
luta acontecer?

A resposta para a pergunta é simples: caso GSP aceite a luta ele vai tentar entrar para ganhar,
ou seja, estará com um peso muito maior que o combinado e fará o a perda para pesagem,
ou seja ele não terá que ganhar um pouco de peso e sim bastante.Com Anderson temos a
mesma situação porém inversa já que se trata da perda de peso. Enfim, nos dois casos vai
haver dificuldades para os lutadores, porém como os dois chegaram ao topo do UFC nenhuma
das duas estrelas quer abrir mão da vantagem e facilitar para o adversário.

Com relação a uma possível luta contra Jon Jones, Lemos afirmou: “Os empresários que
negociam junto com o Anderson e o UFC decidem e eu preparo a estratégia e o treinamento
em cima do adversário. Moral da história: para lutar contra o Jones, o Anderson precisaria de,
no mínimo, dez meses para ganhar massa muscular e ter uma performance ainda melhor. Fala-
se do GSP, que o Anderson terá que perder peso ao extremo, e depois precisaria ganhar para
lutar com o Jones. Isso que me desagrada e não a luta em si. É a parte fisiológica, de mudança
de peso”.

O que chama a atenção é que no início de novembro um dos técnicos de GSP,Firas Zahabi, veio
com discurso similar ao falar de Anderson x GSP: “Sei que se Georges subir, ele não será capaz
de voltar. Ele me disse isso várias vezes, e eu acredito, porque ele teria que dedicar um bom
tempo para ganhar o peso extra”. Zahabi ainda afirmou que o campeão dos médio precisaria
de pelo menos 6 meses para ganhar o peso extra naturalmente.

Portanto, vê-se que no MMA assim como na vida fora dos ringues tem sempre alguém
puxando a brasa para sua própria sardinha e que querendo ou não, nesse duela de estrelas
algum dos dois terá que ceder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...